Como fidelizar o cliente com o Smartphone dele!

A fidelização de clientes é um grande desafio para qualquer empresa ou negócio.

Fazer com que o cliente retorne ao seu estabelecimento ou volte a comprar novamente o seu produto ou serviço é tão importante quando conseguir um novo cliente.

Mas o que poucos sabem é que fidelizar um cliente custa cinco vezes menos do que conquistar ou prospectar um novo cliente.

Mas podemos ir bem mais além, o cliente fiel ele corresponde a pelo menos 65% do faturamento de uma empresa, ou seja a empresa que não se preocupa em fidelizar o seu cliente, ela esta basicamente colocando em risco o seu faturamento  colocando nas mãos de novos clientes que são chamados de clientes flutuantes, por migrarem facilmente de um negócio para o outro.

Mas pensar em ter um fidelizar também significa prospectar novos clientes, o cliente fiel se torna um fã do seu negócio ou da sua marca, ele defende, indica, divulga e compartilha conteúdos sobre o seu negócio aumentando então a zona de alcance para novos clientes.

O que é importante saber é que, hoje muitas empresas estão focadas em prospectar novos clientes incluindo o seu cliente, se a sua empresa não apresenta nenhum diferencial ou beneficio ao seu cliente você corre um serio risco de perder o seu cliente para a concorrência, mas saiba que que o fato de ter um produto exclusivo ou um serviço com um grande diferencial não te protege de perder o seu cliente, com o avanço da internet e tecnologia qualquer tipo de produto pode ser copiado!

Bom agora que você entendeu que é primordial fidelizar o seu cliente, quais são os principais pontos e estratégias para tornar o seu cliente fiel?

  • Experiência: Sabe aquele ditado; a primeira impressão é a que fica, sim pro cliente final isto é uma regra.

Então não importa qual seja o seu negócio você precisa proporcionar uma experiência impactante para fidelizar o seu cliente, ele precisa sair do seu estabelecimento com os olhos brilhando.

Esta experiência pode ser de várias formas, um atendimento excepcional e atencioso, um ambiente temático ou extremamente agradável, um ambiente adequado para determinado tipo de público, falar a língua do cliente é essencial para proporcionar esta experiência.

  • Conheça o seu cliente: regra básica de relacionamento, fale com o seu cliente pelo nome dele, ou ao menos se preocupe em tentar saber, repara que esta estratégia é fortemente usada pela Starbucks, apesar do café ficar pronto poucos segundos depois e ser todos iguais, a Starbucks coloca o nome do cliente no copo, transmitindo ao cliente a importância de te-lo, e a sensação do café ter sido feito exclusivamente para ele. Reuna informações dos seus clientes, nome, e-mail, telefone, e estabeleça uma forma de se comunicar com este cliente.
  • Jogue o jogo do cliente: Utilize a ferramenta que ele quer usar, alguns anos atrás ja se falava de empresas Omni Channel, mas a grande verdade é que a massa esmagadora dos clientes de qualquer negócio hoje estão no mobile.

Você precisa fazer uso desta ferramenta, não adianta usar folhetos, cartaz, faixas ou até mesmo o cartão fidelidade tradicional, para fidelizar fale onde ele quer falar.

Você definitivamente precisa entender que, cartão fidelidade impresso não funciona mais, e eu vou explicar o porque:

– O cliente perde o cartão; só por este motivo já não é vantagem insistir nele, o cliente solicita um novo, mas quer que os pontos do antigo sejam marcados no novo, e claro que o estabelecimento não tem como saber, e ao optar por não restaurar os pontos do cliente ele deixa o cliente, vamos dizer, chateado, e provavelmente o efeito é inverso, ao invés fidelizar o cliente, você o perde.

– Você não sabe quem é o seu cliente e quantos pontos ele tem, isto evidentemente prejudica demais o desempenho de uma campanha de fidelidade. Perguntas que você deve se fazer sobre a sua campanha de fidelidade: Quem são meus clientes? Quantas vezes eles vêm ao meu estabelecimento? Com que frequência eles vêm ao meu estabelecimento?

Bom você provavelmente já entendeu que o método de fidelizar o cliente da forma antiga é ineficaz, agora o porque usar o Smartphone para fidelizar o cliente?

Para que você possa entender o motivo vou colocar abaixo alguns números do Mobile.

– O brasileiro fica em média 5 horas do seu dia com o olhar focado na tela do Smartphone

– O brasileiro olha para a tela do Smartphone em média 180 vezes por dia

– Muitos brasileiros tem o Smartphone como um bem de conquista pessoal, ficando atrás apenas do desejo da Casa própria.

– Boa parte das pessoas preferem um Smartphone do que um animal de estimação.

Com todas estas informações relevantes, agora você sabe o porque utilizar o Smartphone, agora como fazer isto?

O melhor caminho é criando um aplicativo mobile para sua empresa, talvez isto assuste um pouco, é natural. Porque como boa parte das pessoas você deve ter a impressão de que criar um aplicativo mobile para fidelizar o seus clientes é extremamente caro, e de certa forma você não esta errado, mas existem formas de fazer um aplicativo com baixo investimento, uma delas por exemplo é com a Applicando. Nós somos a primeira franquia de criação de aplicativos do Brasil e temos uma solução que permite você ter um aplicativo fidelidade com baixo investimento.

Mas independente do que fazemos, não importa a empresa que ira fazer o seu aplicativo, mas sim o que ele deve ter, por isto vou listar abaixo os pontos indispensáveis que o seu aplicativo deve ter para fidelizar o seu cliente;

  • Marcação dos pontos; como no cartão fidelidade tradicional cada vez que o cliente consome ele marca um ponto, você como gestor do aplicativo precisa ter autonomia para definir a quantidade de pontos que o cliente precisa completar para poder ganhar o prêmio ou beneficio, desta forma você consegue aferir se a quantidade é pouca ou muita e ajustar se for necessário.
  • Validação segura; existem várias formas de validar o ponto, no aplicativo o ideal é utilizar a validação através do leitor QR Code, e atualizar o código de tempo em tempo, isto vai evitar fraudes.

  • Solicite informações do seu cliente como nome, e-mail e telefone, e armazene em um banco de dados no back-office do aplicativo, desta forma você tem total controle da informação, sabendo quantos clientes tem no aplicativo, quantos usam o programa fidelidade, quantos pontos cada cliente tem, e até mesmo quando foi a última vez que ele consumiu no seu negócio.
  • Comunicação; crie um caminho de comunicação com o usuário do aplicativo, lembretes de que falta 1 ou 2 pontos para ele ganhar o prêmio, promoções e ofertas no aplicativo, isto irá incentivar o seu cliente a acessar o aplicativo e a continuar pontuando no cartão fidelidade dele.
  • Dados; isto é extremamente importante, todo o seu programa fidelidade deve gerar relatórios e estatísticas, desta forma você consegue aperfeiçoar o programa fidelidade corrigindo as falhas e trocando de tempo em tempo o prêmio.

Fidelizar o cliente não é uma tarefa fácil, mas o aplicativo vai sem dúvida nenhuma automatizar todo este processo!

Você ainda pode usar outras tecnologias para tornar a experiência do programa fidelidade cada vez melhor, o exemplo é o uso do iBeacons ou Geofence, você pode saber mais sobre estas funções clicando no link nas palavras.

Se deseja começar agora a Fidelizar o seu cliente acesse o link :  e baixe o e-book com o passo a passo de como fidelizar o seu cliente com o Smartphone dele!

Ótimos negócios e lembre-se,

Pense Mobile!

 

OBS: SE DESEJA CRIAR UM APLICATIVO COM PROGRAMA FIDELIDADE PARA O SEU NEGÓCIO CLIQUE AQUI!!!

Thiago Almeida
Idealizador e um dos fundadores da Applicando!

Os comentários estão encerrados.