Como ganhar dinheiro com publicidade em Aplicativos  

Que o mercado mobile esta mega aquecido todos nós sabemos, e qualquer pessoa leiga tem percebido que os negócios no Brasil passam pelo Mobile, seja através das empresas oferecendo serviços e produtos através de aplicativos, ou o próprio usuário consumindo estes serviços e produtos.

 

Agora o que poucas pessoas sabem é que uma boa parte dos bilhões de dólares movimentados no mercado mobile, estão concentrados nos anúncios em aplicativos!

 

Aqueles anúncios que constantemente vemos, em apps de jogos, de editor de imagens, apps gratuitos, ferramentas etc…

 

O que muita gente se pergunta, quando ouve na mídia que um determinado aplicativo explodiu, que viralizou, que tem milhões de usuários, é como que o dono deste aplicativo muda de vida oferecendo algo que é gratuito?

 

Estes aplicativos faturam alto com Publicidades ou anúncios em seus aplicativos!

 

Bom deixa eu explicar, funciona da seguinte forma, quando você cria um aplicativo e permite o usuário utilizar este aplicativo sem ter que comprar nas lojas de apps seja ela Google Play ou App Store, de alguma forma este usuário esta remunerando este App, Sim! Ele esta dando audiência, ou seja em muitas situações para que ele possa utilizar o aplicativo ele obrigatoriamente acaba assistindo alguns vídeos de anúncios, vendo banners de publicidades entre outros, este é um requisito para utilizar a versão gratuita do aplicativo.

Estes anúncios são inseridos na sua maioria das vezes por uma empresa que comercializa anúncios, isto é o que chamamos de publicidade externa, ou seja você tem um App, tem a audiência, mas você não vende os espaços, uma empresa terceira comercializa estes espaços e te paga proporcionalmente a sua audiência, ou do seu app melhor dizendo!

 

Quanto mais pessoas assistirem ou verem os anúncios no seu aplicativo, mais você ganha! Por isto a palavra chave quando falamos de aplicativo é sempre Engajamento, pois o usuário engajado ele vai utilizar o aplicativo inúmeras vezes e por longo tempo, e consequentemente ele acaba visualizando inúmeros anúncios, pagando desta forma pelo uso do aplicativo gratuito! Quanto mais tempo o usuário permanecer em determinada seção, mais ele visualiza anúncios e mais o proprietário do aplicativo fatura!

Os pagamentos pela visualização deste anúncios geralmente são em dólar, isto obviamente se torna um grande beneficio para o proprietário do aplicativo que ganha ainda mais com a oscilação do câmbio.

 

A empresa mais comum a comercializar os anúncios em aplicativos é o Admob, uma empresa do Google com escritório no Google Sp, qualquer aplicativo pode ter anúncios, desde que siga o padrão e requisitos estabelecido pela empresa!

Assim como existem disposições, formatos e tipos de aplicativos que rentabilizam mais, isto pode variar muito, por isto é importante estudar bem o mercado que deseja entrar, o público que estará engajado ao aplicativo, para que você possa fazer o investimento na criação do seu App, sugiro criar um MVP (Produto Minimo Viável) para então fazer investimentos gradativos.

A Applicando, a primeira franquia de criação de aplicativos do Brasil, é a primeira a trabalhar com este modelo de negócio permitindo que pessoas comuns, sem conhecimento de programação possam ter um aplicativo e monetizar este App, passando então a faturar com ele.

 

Existem vários formatos de Apps que permitem faturar com anúncios;

 

Jogos, tarefas do dia-dia, apps de serviços, aplicativos facilitadores como editores de imagens e vídeos e Guias comerciais que são apps com a lista dos comércios do bairro ou da cidade, esse é talvez o formato próximo do mercado analógico, onde se oferece conteúdos muitas vezes gratuitos e utiliza-se dessa audiência para comercialização de propagandas.

Nos aplicativos, as publicidades são comuns em formatos de banners, no rodapé ou até

mesmo na tela inteira do smartphone (Interstitial). Algo bacana nesse formato é que você pode

trabalhar com 2 maneiras de venda de espaços publicitários: primeiro definindo espaços e vendendo por conta própria esses anúncios, neste caso utilizando o que chamamos de publicidade interna; outra, é a mais usada, que é “terceirizando” a

venda desses espaços para uma empresa especialista em mídia como

a AdMob, empresa do Google que paga por anúncios em seu aplicativo.

 

De todos os formatos para se faturar com aplicativos e anúncios, o guia comercial permite você iniciar neste mercado com um baixo investimento, desenvolvendo o seu aplicativo com a Applicando que tem como objetivo oferecer a solução de aplicativos porém com baixo custo, permitindo então o pequeno empresário ser inserido no mercado mobile!

 

Se você deseja faturar com anúncios em um aplicativo, você pode entrar no site da Applicando e solicitar um orçamento para uma das unidades franqueadas!

 

 

Gostou deste artigo? Então compartilhe com aquele amigo que deseja começar mas não sabe como!

 

Pense Mobile!

Thiago Almeida
Idealizador e um dos fundadores da Applicando!

Os comentários estão encerrados.