O que é um Beacon

 

Muito se fala hoje de Internet das Coisas ou o termo IOT (Internet of Think) mais conhecido no mercado mobile.

Este termo se trata de objetos ou coisas conectadas a internet permitindo uma interação mais inteligente do usuário com objetos; como ativar funções dos objetos a partir de um comando de voz, ou do smartphone!

Mas IOT não se limita a isto, existem inúmeras maneiras de se aplicar a internet das coisas, e quando nós falamos de aplicação mobile isto se desdobra ainda mais.

A Applicando, primeira franquia de criação de aplicativos do Brasil, também é uma das primeiras a trabalhar com Internet das Coisas nos aplicativos no Brasil, através da sua plataforma inovadora utilizando iBeacons ou Beacons;

O que é um Beacon?

Um beacon é um dispositivo que emite um sinal Bluetooth Low Energy, sendo Bluetooth 4.0, que consome muito pouca energia, especialmente em comparação com as versões anteriores. Eles dão a opção de definir um raio no qual o usuário pode receber uma notificação, ou seja ele ativa uma notificação para o usuário do aplicativo a partir da aproximação do Beacon.
Um beacon é identificado exclusivamente devido à combinação de três parâmetros:

– O UUID: este é um identificador único, específico a uma empresa, um aplicativo ou alguém que possui um ou mais beacons. Deve estar na forma: f7826da6-4fa2-4e98-8024-bc5b71e0893e
– O Major: é utilizado para criar grupos de beacons sob o mesmo UUID. Ele deve estar definido entre 65535;
– O Minor: este também, combinado com o Major, permite refinar a consolidação do beacon. Ele também deve ter um valor entre 1 e 65535.

Por exemplo, podemos imaginar o caso de um pequeno Mercado ou uma loja de Roupas que quer apresentar ofertas especiais atuais:

O Beacon depois de configurado é colocado junto ao produto em oferta, seja na vitrine ou no balcão;

O cliente deve ter o aplicativo instalado em seu Smartphone, quando o cliente atinge o limite de distância pré estabelecido pelo gestor do app, exemplo: 0,80 centímetros de distancia, o cliente recebe uma notificação push informando a oferta do produto, preço e a possibilidade de já efetuar o pagamento pelo próprio aplicativo!

“iBeacon” é o termo genérico, criado pela Apple, utilizado para qualificar beacons. Desde agosto de 2015, o Google também lançou um formato de beacon semelhante, chamado “Eddystone”, simplesmente contendo mais configurações do que iBeacon.

Existem vários fabricantes de beacons, mas nem todos eles são compatíveis com os formatos Apple e Google. É necessário solicitar informações junto aos Franqueados Applicando para averiguar qual modelo de Beacons e fabricantes para ser capaz de usar o serviço adicional da Applicando iBeacon.

 

A Applicando além de ter a possibilidade do uso do Beacon em sua plataforma, também fornece o Beacon necessário a preço de custo, dependendo do Beacon ele pode ter uma variação de preço de R$ 80,00 até R$ 1.500,00 a quantidade comprada pode influenciar no preço!

Lembre-se que por se tratar de rádio frequência o Beacon precisa ter o selo de certificação da Anatel.

Como posso utilizar o Beacon?

Você pode usar o beacon de diversas formas, mas prioritariamente em notificações e interações com o usuário do aplicativo em ambientes fechados, veja exemplos:

 

Eventos: Informando o ambiente de cada evento, horário de palestras, Dando as boas vindas ao entrar no local do evento, pedindo para desligar o celular ou responder uma pesquisa ao sair do evento.

 

Mercados e Lojas: Informando o preço e características do produto, checkout de pagamento, promoções e ofertas relâmpagos.

 

A Applicando já desenvolveu diversos projetos utilizando o Beacon, alguns cases que temos são as Feiras do Empreendedor realizada pelo Sebrae, com os Beacons é possível mapear todo o local do evento!

 

Alcance mínimo de um Beacon pode ser de 5 centimetros e o máximo de 32 metros, se deseja alcance maior em ambientes aberto ao ar livre, sugiro utilizar o Geofence que tem a mesma função do Beacon mas utiliza Geolocalização, porém vamos falar deste assunto em outro artigo!

 

Gostou deste artigo?

Então compartilha e ajude mais pessoas saberem sobre o Beacon.

 

Pense Mobile

Thiago Almeida

Thiago Almeida
Idealizador e um dos fundadores da Applicando!

Os comentários estão encerrados.